Sobre Nós
Ria de Aveiro – Enquadramento: Terra de contrastes, Aveiro encontra-se dominada por um vasto acidente lagunar, que se designa vulgarmente por Ria de Aveiro. Cidade aquática, por ser um espaço urbano onde a água está sempre presente, devido à sua constituição e formação geológica, os terrenos circundantes definem a ocupação e o modo de vida dos seus habitantes. A Ria, alonga-se por cerca de 45 Km de comprimento, desde Ovar a Mira, formando um vasto emaranhado de canais. Devido à sua proximidade, Aveiro está fortemente ligada à Ria. As suas populações exploraram os seus recursos naturais como fonte de rendimento, durante séculos, e a partir dele construíram uma identidade e uma cultura comum. A apanha do moliço, a pesca e o transporte de mercadorias, facilitou o crescimento da comercialização de produtos como o sal, o arroz, o peixe, o vinho, etc. O Moliceiro é a embarcação e o ex-libris da Ria de Aveiro, onde se destaca a elegância das suas linhas, pelo exotismo da sua proa estilizada e sobreerguida, e pela sua alegre decoração de cores garridas e apelativas. As salinas, são um dos símbolos da identidade Aveirense e depois do declínio da atividade, restam apenas algumas ainda em atividade, mais que não seja para atração turística. Atualmente, a Ria é o maior pólo de atração turística da região, permitindo um sem número de atividades lúdicas, como a prática dos desportos náuticos, da pesca desportiva e da praia. A abundância e a variedade de espécies piscícolas que habitam as águas da laguna, fazem da gastronomia desta região, uma verdadeira provação para os turistas. Desde a caldeirada de enguias, às espetadas de mexilhões, esta cozinha tradicional demonstra bem todos os pratos, que outrora eram confecionados e consumidos pelos pescadores nas suas embarcações.
Objetivos de “Rialidades”: O projeto que nos propusemos desenvolver, pretende colmatar uma lacuna regional, ao nível de conteúdos audiovisuais sobre a Ria de Aveiro e serviços de complementares multimedia/vídeo/fotografia/vídeo, etc. A dinâmica económico social e cultural deste Haff-Delta, representa um património único em Portugal, pelo que uma obra no âmbito que estamos a executar, é uma importante e inegável ferramenta de promoção turística e cultural. O profundo conhecimento regional da equipa que constitui este projeto, permite continuamente a conceção de uma obra sempre atualizada e o mais fidedigna possível. O arquivo histórico da ONDA VÍDEO - Audiovisuais, é único e caracterizado por um conjunto de conteúdos de valor fundamental à preservação de valores sócio-culturais, o que permitirá também a sua divulgação através deste projeto e ferramentas de divulgação associadas.
Já não vemos os Moliceiros a apanhar Moliço nem os Saleiros a transportar o Sal das montanhas brancas... Os marnotos estão velhos e cansados... Contam-se pelos dedos de uma mão os resistentes aos tempos de mudança! Os protagonistas da Ria estão no fim bem como as suas atividades ancestrais. Mas as suas memórias ainda são tão intensas quanto a laguna, profunda e pródiga! A tradição já não é o que era, mas novos tempos se avizinham...
O projeto "Rialidades", recuperou as memórias, captou momentos, registou e continua documentando, mais de um século de um precioso arquivo documental sobre a vida na Ria. Momentos únicos, muitos dos quais já extintos, fainas diárias que deram cor ao espelho lagunar. É objectivo maior deste projeto, concentrar e promover toda a informação disponível sobre a Ria, nos mais diversificados suportes media. É objetivo maior, preservar as memórias e a realidade atual da Ria de Aveiro, fazendo chegar aos seus fãs e amigos, um conjunto de conteúdos e serviços ímpares!